Novo Cliente

Ao criar uma conta, poderá realizar rapidamente as suas compras, inscrições em formações, guardar as suas moradas de envio, consultar as suas encomendas ou produtos favoritos e muito mais.

Blog

UV é ou não cancerígeno

UV é ou não cancerígeno

Voltou o ataque de que a luz UV dos emissores de luz UV para unhas é cancerígeno e mais uma vez cá estamos nós para tentar ajudar a desmistificar o assunto.

Gostava de começar por explicar que lâmpadas UV e lâmpadas LED, ambas emitem luz UV no entanto existem diferenças que explicarei um pouco mais à frente.

A realidade é que no nosso mundo se não existisse a camada de ozono (que nos protege das ondas de luz mais prejudiciais), nenhum de nós estaria preocupado com o cancro, nem com as lâmpadas UV porque não estaríamos aqui a ler esta noticia… simplesmente nem existiamos.🤪

A luz é basicamente composta por 4 grandes grupos;

  • Os “Raios X” que são usados em nós para visualizar o interior do nosso corpo (entre outras aplicações) e é uma das luzes mais perigosas no espectro de luz 
  • Os “Ultravioleta” que se decompõe em UV de vazio, UV-C, UV-B e UV-A (UV de vazio os mais “perigosos” e os UV-A os menos perigosos)
  • A “luz visível”, a luz que os nossos olhos conseguem captar e traduzir para o nosso cérebro como imagens
  • Os “Infravermelhos” que conseguem penetrar na nossa pele e ajudam a reduzir as inflamações (entre outras aplicações)

No gráfico da capa existem 3 valores que ressalvo: 

  • 253,7nm que é o valor normalmente usado por lâmpadas UV de esterilização. Essa frequência mata todos os germes e bactérias, benignas ou malignas, ou seja, não se exponham a essa luz pois irá ser altamente prejudicial.
  • 365nm e 405nm que são os valores de referencia à industria das unhas para a secagem dos produtos (fotopolimerização)

 

Falta ainda entender mais 3 coisas relativamente simples que são:

1 - Potencia em Watt não significa mais intensidade de luz, ou seja é tão “prejudicial” à pele uma lâmpada de 12W como uma de 120W. Significa apenas a quantidade de energia usada pela máquina/lâmpada.

2 - Distância; A distância a que estamos de uma luz influencia com quanta intensidade a luz incide sobre a nossa pele. Imaginem olhar para um farol a 3Km de distancia e a 100metros, a intensidade será totalmente diferente

3 - Tempo; Os 30 segundos que estão com a unha/mão dentro da lâmpada não é nem nunca será comparável com o tempo que estamos ao sol.

A grande diferença entre as lâmpadas UV (fluorescentes) e LED é basicamente o tempo que demoram a secar o produto, ou seja, devido ao tamanho da lâmpada UV, esta nunca conseguia enviar um foco de luz direcionado, os LED como são pequenos (diferentes tecnologias) conseguem enviar um foco de luz direcionado, tornando-se mais eficazes e assim reduzindo o tempo de secagem.

O tempo de utilização “normal” de uma cliente numa cabine emissora de luz UV com tecnologia LED é de no máximo 10minutos por cada mão, podendo ser menos dependendo do produto colocado nas unhas, verniz de gel, gel, acrílico (para secar o finalizante top coat)

 

Agora que temos os conhecimentos básicos podemos começar a tirar as nossas próprias dilações:

 

1 - É amplamente conhecido que a luz solar é cancerígena e pode provocar alergias. É altamente recomendado o uso de protetor solar em dias de alto índice UV (usam🧐???)

2 - A luz solar é altamente intensa e embora esteja longe, devido ao tamanho do sol é altamente focada, principalmente quando está mais alta (altura do dia que recomendam procurar sombras para não estarmos expostos à luz solar) e principalmente no verão, pois o sol está mais alto do que no inverno. (Procuram sombras🏖? Ou usam óleo bronzeador na praia para ficar com a pele ainda mais bronzeada😎)

3 - Embora existam estudos de cientistas especialistas nesta área como Doug Shoon, Paul Bryson e Jim McConnell e de outras entidades independentes como a Deco Proteste em Portugal entre muitas outras que acredito existirem pelo mundo fora, que indicam que a luz UV emitida por este tipo de máquinas é inferior ao sol, vamos apenas supor que seria igual ao sol… Estamos então a querer dizer que fazemos as unhas 1 vez por mês (sim, infelizmente 99% das pessoas não cumpre com as recomendações de fazer a manutenção a cada 20 dias) então estamos a colocar as nossas mãos ao sol durante 10minutos por mês e por causa disso iremos apanhar cancro e mudar o ADN… 

Querem colocar luvas??? Ok, mal não irá fazer

Querem colocar protetor solar? Ok, mal não irá fazer, desde que não coloquem nas unhas.. apenas nas mãos!

 

https://schoonscientific.com/wp-content/uploads/2016/08/UV-Nail-Lamp-Facts-1.pdf

 

Na minha humilde opinião, eu que gosto de pensar pela minha própria cabeça, creio que há demasiado mediatismo nos dias que correm.. acho que muita gente vive a tentar ganhar fama, que os jornalistas vivem para ganhar audiências e assim fazer dinheiro. Basta ver que o que passam nos canais de TV e redes sociais, ou são desgraças ou vida alheia dos famosos que infelizmente é o que vende. Mas será que no mundo só se passam desgraças? E principalmente desgraças da vida alheia dos famosos??

 

Há uns tempos atrás vi uma notícia a dizer que ao entrar num carro devemos abrir as janelas de imediato, pois ao sol os plásticos libertam algo que… provoca cancro…😫

É sabido que comidas e bebidas hoje em dia tem corantes e conservantes que… adivinhem… provoca cancro…😩

O sol, essencial à vida, para alem de provocar cancro, envelhece…🫠

O oxigénio, também essencial à vida, adivinhem…🫣 não, não provoca cancro… mas envelhece devido a um sub-produto que acontece na respiração celular que são os radicais livres de oxigénio (RLO)

O ar que respiramos, não apenas o oxigénio, devido a toda a poluição, adivinhem… provoca cancro… e o tabaco??? Não vou comentar…🤐

Resumidamente: Comer, beber e respirar pode provocar cancro!!! 

Poderíamos falar das aguas com microplasticos, as chuvas que já vem sujas da poluição do planeta e milhares de outras coisas que os dias de hoje nos dizem que faz mal (e muitas delas sim fazem), mas o que faríamos? Ficamos na cama 24 por 24horas? Ah não, é necessário exercício por causa do atrofio muscular.. não saímos de casa? Também não porque precisamos de contacto com germes e micro-organismos para termos defesas naturais contra outras doenças… 😷🤒🤧 

A minha humilde recomendação é: VIVAM!

Vivam a vossa vida como gostam, leiam, estudem, protejam-se dentro do que é “normal” e tirem as vossas próprias dilações sobre o que vêm ou ouvem! Só temos 24horas por dia e não sabemos se acordamos amanhã, não desperdicem as vossas vidas porque alguém vos disse como deviam viver

O site HN Hit Nails - A Academia de unhas mais premiada de Portugal utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito
×